segunda-feira, 10 de maio de 2010

Religiosidade e Sincretismo


Os amuletos: por que são considerados objetos de sorte ?

Gildásio se diverte.

Carlão observa.

Márcio toma notas.

Paulo registra os ex-votos.

Fotos: Daina Leyton

Religiosidade Afro Brasileira

No Brasil, a escravidão colocou em contato as religiões de diferentes povos africanos, que acabaram por assimilar e trocar entre si elementos semelhantes de suas culturas. Assim se sobrepuseram e se fundiram divindades, ritos e cultos de origem distinta num amálgama comum de que surgiram as religiões afro-brasileiras. O candomblé de origem ioruba é uma das religiões afro-brasileiras mais difundidas em todo o país, tendo assimilado ao panteão de seus deuses – os orixás – divindades de várias outras culturas africanas. Seu culto é também conhecido como xangô ou tambor de mina no Nordeste, batuque no Sul ou macumba no Sudeste, distinguindo-se igualmente as diferentes “nações” de que se originam as formas de seus ritos, keto, gege, angola etc. Isto evidencia as transformações e as permanências africanas nas religiões afro-brasileiras.
*Referência: Site Museu Afro Brasil.

A arte dos ex-votos.


"Embora do ponto de vista cultural os mliagres como são chamados os ex-votos brasileiros esculpidos em Madeira, estejam inseridos na tradição católica, não se pode classificá-los como forma de obra de arte religiosa e menos ainda como arte católica.
Trata-se de uma forma de escultura de tipo mágico pelo seu uso autenticamente mestiça como fenômeno de arte de tradição técnica afro-negra pela sua origem. Consistindo em representações do corpo humano, parte deles ou mesmo seus orgãos internos, eles podem ser encontrados sobretudo no Nordeste, depositados em lugares considerados sagrados por pessoas afetadas por doenças que foram curadas."
* Referência: Catálogo Museu Afro Brasil: Um conceito em perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário