sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Projeto


Objetivo:
Por meio de produções artísticas realizadas pelo artista Stephan Doitschinoff e por um grupo de aprendizes formado por um público diverso, o objetivo do Projeto A Mão é incitar uma reflexão sobre o diálogo de nossa herança cultural com a contemporaneidade.
É um projeto educativo em que o grupo realiza uma imersão e uma pesquisa sobre o artista e sua obra assim como no acervo e nas exposições do Ponto de Cultura, o Museu Afro Brasil.

A sistematização de toda essas referências é o ponto de partida para a construção coletiva de projetos artísticos.
O projeto propõe dois diferentes produtos, resultantes da Interação Estética do com o Ponto de Cultura Museu Afro Brasil. Ambos são fruto dessa experiência de pesquisas, estudos e referências:


1-Escultura:

O primeiro produto é uma escultura de uma Mão, a ser instalada no Parque Ibirapuera nas imediações do Museu Afro Brasil. Idealizada e desenhada pelo artista Stephan Doitschinoff e esculpida pelo ceramista Eduardo Consoni, a obra tem como inspiração a temática do projeto assim como todo o processo desenvolvido.



2-Mural:

O segundo é um mural produzido pelo grupo juntamente com o artista e instalado em um espaço público, levando esse processo de reflexão e seu resultado para a sociedade. O desenho do mural foi concebido no desenvolver do processo, e o tema norteador é a pluralidade e o reconhecimento da diversidade no plano cultural.




Assim como o trabalho de Stephan na cidade de Lençóis, na Bahia*, em que as pinturas foram realizadas a pedido e inspirado nos valores e crenças dos habitantes de cada casa, a idéia é que o grupo de participantes realize uma intervenção numa comunidade ou em um espaço público: um espaço que faça parte de suas vidas.


*veja mais no link: http://vimeo.com/2301531




Desenvolvimento:

O processo de criação intercala visitas às exposições do Museu Afro Brasil. Dessa forma, suas mostras e seu acervo são conteúdo, referências teóricas, referência técnica e fonte de inspiração.

Referências no Ponto de Cultura:

Contato com a obra de Rubem Valentim no Museu Afro Brasil.


Produção do Mural:

Produção de mural inspirado em Rubem Valentim, no Centro de Atenção Psicossocial AD de Osasco.

Fotos: Daina Leyton/ Thiago Abe

Nenhum comentário:

Postar um comentário